Câmara de Xangri-Lá tem a classificação mais alta no Radar Nacional de Transparência Pública

por José Mengue publicado 05/05/2023 16h00, última modificação 05/05/2023 16h00
Câmara de Xangri-Lá tem a classificação mais alta no Radar Nacional de Transparência Pública

Imagem Selo Diamante

A Câmara de Vereadores de Xangri-Lá é Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública no Radar Nacional de Transparência Pública, o maior repositório de informações sobre o tema do Brasil, com índice de transparência ativa de 97,61%. O Radar é uma ferramenta desenvolvida a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado entre maio e novembro de 2022 pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em conjunto com os Tribunais de Contas. O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência.

Para criar o Radar, a associação e os tribunais analisaram os resultados de uma pesquisa, realizada entre maio e novembro de 2022, que verificou as informações disponibilizadas nos sites oficiais de órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo das três esferas de governo, do Poder Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas. 

O Selo Diamante é concedido aos órgãos que se destacam no quesito transparência e apresentam o maior percentual de critérios atendidos, sendo a mais alta classificação do Radar. Até o momento, das 8.019 entidades avaliadas, 370 possuem o Selo Diamante, 441 receberam o Selo Ouro e 561 o Selo Prata.