História

por Interlegis — publicado 19/11/2014 14h15, última modificação 08/12/2014 18h09
História da Câmara de Vereadores de Xangri-Lá.

 

1ª LEGISLATURA – 1993 a 1996

O Município de Xangri-Lá foi criado pela Lei Estadual nº 9.612, de 20 de Março de 1.992.

Em Outubro de 1.992 houve a eleição municipal sendo eleito Prefeito o Senhor Luiz Cézar Maggi Bassani e Vice-Prefeito José Reginaldo Pereira e os Vereadores Demétrio Ponciano Cardoso, Douglas Roberto Trainini, Geloi Cardoso de Oliveira, Lauro de Souza Jardim, Ledir Fermino Alves, Loir Ribeiro Borba, Manoel André Sant´Helena, Satiro Rocha e Sindei Meder.

No dia 1º de Janeiro de 1993 na sede da Câmara Municipal, prédio locado que localizava-se na Rua Rio Apucaé com Rua Rio Ibicuí, nº 957 em Sessão Solene foi dado posse aos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito pelo Vereador mais votado, Senhor Manoel Sant´Helena do PDT com 259 votos e feita a eleição para o Presidente do exercício de 1993, ao qual foi eleito o Vereador Loir Ribeiro Borba do PDT, devido o conhecimento que o mesmo trazia como Vereador na Legislatura de 1989 a 1992 no Município-mãe Capão da Canoa e ao qual foi o responsável pela estruturação e organização do novo Legislativo, pois até então tudo era feito com máquina de escrever e datilografado pelo Senhora Malvina Augusta Marques, diretora da Câmara e Clécio José de Araújo, Secretário Executivo, responsável pelo setor de arquivo e documentações. Juntamente com estes servidores tinha ainda o tesoureiro Sérgio Antônio da Silva, assessor Olavo Henrique Lopes Estrela e mais três servidores que atendiam os trabalhos da Casa Legislativa, a comunidade e os Vereadores, sendo que o expediente era pela parte da manhã e a tarde.

No dia 05 de janeiro de 1993 assumiu o Vereador Suplente, Patricio Borges Vargas eleito pelo PDT com 134 votos em substituição ao Vereador titular Satiro Rocha que assumiu a Secretaria Municipal de Turismo até o dia 09 de maio de 1996. No dia 26 de março de 1993 foi realizada uma Sessão Solene para comemorar o 1º aniversário do Município e homenagear a Comissão de Emancipação.

Abaixo primeiros documentos recebidos e expedidos pela Câmara Municipal.

 

No dia 1º de Janeiro de 1994 foi eleito para presidir a Câmara Municipal o Vereador Sidnei Meder que, com os demais Vereadores se reuniram com o Senhor Ernani Dietrich e conseguiram a doação de um terreno para a construção da nova sede do Legislativo. No dia 14 de março de 1994 assumiu o Vereador suplente Abilio da Rosa Pereira eleito pelo PPR com 90 votos, devido a morte do Vereador titular Ledir Fermino Alves. No dia 18 de Agosto de 1994 foi realizada uma Sessão Solene ao qual denominava “Sala de Sessões Ledir Fermino Alves”, o plenário do Legislativo Municipal, instituída pela Lei Municipal nº 107/94. No dia 23 de dezembro de 1994 foi realizada uma Sessão Solene para a promulgação da Lei Orgânica do Município ao qual foi formada uma comissão especial constituinte tendo como Presidente – Vereador Sidnei Meder, Vice-Presidente – Lauro Jardim e Relator – Douglas Trainini. Como suplentes os Vereadores Loir Borba, Demétrio Cardoso, Geloí Cardoso, Abilio Pereira, Manoel Sant´Helena, Patricio Vargas e Como assessores, Olavo Henrique Estrela, Sérgio Antônio da Silva e Clécio José de Araújo.

No dia 1º de Janeiro de 1995 foi eleito o Vereador Geloi Cardoso de Oliveira para presidir o Legislativo Municipal ao qual deu início à construção da sede do Legislativo Municipal localizado na Rua Rio Douradinho 1385 e onde foi escolhido o Vereador Demétrio Cardoso como Presidente da Comissão de Obras e que foi muito importante para que a obra tivesse um bom acabamento.

No dia 1º de Janeiro de 1996 assumiu a presidência da Câmara Municipal o Vereador Lauro de Souza Jardim que inaugurou o novo prédio em Sessão Solene no dia 10 de maio de 1996.

No dia 26 de Março de 1996 durante o 4º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município. Esta medalha comemorativa de criação do Município foi instituída pela Lei Municipal nº 149/95.


2ª LEGISLATURA – 1997 a 2000

No dia 1º de Janeiro de 1997, sob a Presidência do Vereador mais votado, Senhor Manoel André Sant´Helena do PDT com 310 votos, foi dado posse aos eleitos do pleito de 1996. Para Prefeito Renato Selhane de Souza e Vice-Prefeito Érico de Souza Jardim. Para Vereadores Cilon Rodrigues da Silveira, Darci Joventino da Rosa, Demétrio Ponciano Cardoso, Douglas Roberto Trainini, Edmundo Cabreira de Oliveira, Felipe Brukel, Lauro de Souza Jardim e Luiz Valmir Alves. Neste mesmo dia foi eleito o Vereador Felipe Brukel do PFL para presidir o Legislativo durante o exercício.

No dia 26 de Março de 1997 durante o 5º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município.

No dia 16 de Junho de 1997 foi realizada uma Sessão Solene em homenagem ao Senhor Júlio César Fagan Faccin, gerente da CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento. No dia 15 de dezembro de 1997 foi realizada uma Sessão Solene no Condomínio Lagos Park em homenagem ao Senhor Elmar Ricardo Vagner, diretor Presidente do grupo Capão Novo.

No dia 1º de Janeiro de 1998 assumiu a Presidência o Vereador Manoel Sant´Helena para presidir o Legislativo Municipal durante o exercício de 1998.

No dia 26 de Março de 1998 durante o 6º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município.

No dia 1º de Janeiro de 1999 assumiu a Presidência o Vereador Edmundo Cabreira de Oliveira para presidir o Legislativo Municipal durante o exercício de 1999.

No dia 26 de Março de 1999 durante o 7º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município.

No dia 1º de Janeiro de 2000 assumiu a presidência o Vereador Douglas Roberto Trainini para presidir o Legislativo Municipal durante o exercício de 2000.

No dia 26 de Março de 2000 durante o 8º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município.


3ª LEGISLATURA – 2001 a 2004

No dia 1º de Janeiro de 2001, sob a Presidência do Vereador mais votado no pleito de 2000, Senhor Celso Bassani Barbosa do PTB com 336 votos, foi dado posse ao Prefeito - Luiz César Maggi Bassani, Vice-Prefeito – Cilon Rodrigues da Silveira e aos Vereadores Cândido Padilha, Edmundo Cabreira de Oliveira, Elismar Mendes da Silva, Gilberto Santo Tarasconi, Lonir Batista Alves, Manoel André Sant´Helena, Sidnei Meder e Valdir Machado Silveira. Na mesma Sessão foi eleito o Vereador Celso Bassani Barbosa para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2001.

No dia 26 de Março de 2001 durante o 9º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município.

No dia 02 de junho de 2001 assumiu a vereança a Vereadora suplente, Senhora Marisa Cardoso Gomes do PDT com 40 votos pelo período de 30 dias em substituição ao Vereador Edmundo Cabreira de Oliveira.

No dia 27 de dezembro de 2001 em Sessão Solene foi feita a entrega do título honorífico Cidadão Xangrilense ao Senador Pedro José Simon.

No dia 1º de Janeiro de 2002 assumiu a presidência o Vereador Cândido Padilha para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2002.

No dia 08 de Abril de 2002 durante o 10º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município.

No dia 1º de Janeiro de 2003 assumiu a presidência o Vereador Gilberto Santo Tarasconi para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2003.

No dia 14 de Abril de 2003 durante o 11º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município.

No dia 1º de Janeiro de 2004 assumiu a presidência o Vereador Lonir Batista Alves para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2004.

No dia 12 de Abril de 2004 durante o 12º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município.


4ª LEGISLATURA – 2005 a 2008

No dia 1º de Janeiro de 2005, sob a Presidência do Vereador mais votado no pleito de 2004, Senhor Francisco Tadeu Magnus do PCdoB com 290 votos, foi dado posse ao Prefeito – Celso Bassani Barbosa Vice-Prefeito – Edson Pedroso Machado e aos Vereadores Davenir Trespach Monteiro, Elizabeth Barbosa Zimmer, Juarez Souza da Silva, Lauro de Souza Jardim, Lonir Batista Alves, Manoel André Sant´Helena, Marlene Machado Martins e Valdir Machado Silveira. Na mesma Sessão foi eleito o Vereador Francisco Tadeu Magnus para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2005. Neste pleito foram eleitas as duas primeiras mulheres como Vereadora titular, Elizabeth Barbosa Zimmer e Marlene Machado Martins.

No dia 20 de Abril de 2005 durante o 13º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município. Também foi homenageado o Rotary Clube.

No dia 13 de Setembro de 2005 em Sessão Solene no GTC 20 de Setembro, durante a Semana Farroupilha foi homenageado o patrão da entidade, Senhor Teobaldo Dewes.

No dia 05 de dezembro de 2005 em Sessão Solene foi entregue o título de Cidadão Xangrilense ao Senhor Olívio Dutra.

No dia 1º de Janeiro de 2006 assumiu a presidência o Vereador Valdir Machado Silveira para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2006.

No dia 27 de Março de 2006 durante o 14º aniversário do Município foram homenageadas em Sessão Solene, com a Medalha Sambaqui “Amigos de Xangri-Lá” pessoas que prestaram relevantes serviços de valor social ou histórico ao Município. Nesta Sessão houve a reinauguração da Sala de Sessões do plenário da Câmara.

No dia 1º de Janeiro de 2007 assumiu a presidência o Vereador Lauro de Souza Jardim para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2007.

No dia 1º de Janeiro de 2008 assumiu a presidência o Vereador Lonir Batista Alves para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2008.


5ª LEGISLATURA – 2009 a 2012

No dia 1º de Janeiro de 2009, sob a Presidência da Vereadora mais votada no pleito de 2008, Senhora Elizabeth Barbosa Zimmer do PTB com 433 votos, foi dado posse ao Prefeito – Celso Bassani Barbosa, Vice-Prefeito – Edson Pedroso Machado e aos Vereadores Cândido Padilha, Elismar Mendes da Silva, Francisco Tadeu Magnus, Geovane Nazário Laurentino, Gilberto Santo Tarasconi, Hanilton João Venério, Lauro de Souza Jardim e Marlene Machado Martins. Na mesma Sessão foi eleita a Vereadora Elizabeth Barbosa Zimmer para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2001, sendo a primeira mulher a presidir o Legislativo Municipal de Xangri-Lá.

No dia 1º de Janeiro de 2010 assumiu a presidência o Vereador Cândido Padilha para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2010.

No dia 1º de Janeiro de 2011 assumiu a presidência o Vereador Gilberto Santo Tarasconi para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2011.

No dia 1º de Janeiro de 2012 assumiu a presidência a Vereadora Marlene Machado Martins Alves para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2012.


6ª LEGISLATURA – 2013 a 2016

No dia 1º de Janeiro de 2013, sob a Presidência do Vereador mais votado no pleito de 2012, Senhor Hanilton João Venério do PDT com 482 votos, foi dado posse ao Prefeito – Cilon Rodrigues da Silveira, Vice-Prefeito – Érico de Souza Jardim e aos Vereadores Fábio Junior Ramos, Francisco Tadeu Magnus, Frederico Freire Figueiroó, Geovane Nazário Laurentino, Lonir Batista Alves, Luis Antônio Ferreira, Maria Isabel Castro Eberle e Sérgio Tadeu dos Santos. Na mesma Sessão foi eleito o Vereador Geovane Nazário Laurentino do PDT com 420 votos para presidir a Câmara Municipal durante o exercício de 2013.

Fonte/texto: Clécio José de Araújo - Março/2013.